Lael Brainard defende manutenção de juros baixos por mais tempo

905
A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lael Brainard / Foto: Divulgação/ Fed

São Paulo – Uma das diretoras do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lael Brainard, disse que a taxa de juros precisará permanecer em níveis historicamente baixos por um longo período para que a inflação acelere para a meta de 2% ao ano.

“Com a inflação mostrando pouca sensibilidade à utilização de recursos, a política monetária pode ter que permanecer acomodatícia por um longo tempo para atingir uma inflação de 2% após um período de aceleração”, afirmou Brainard em declarações preparadas para conferência na Booth School of Business da Universidade de Chicago.

O Fed cortou a taxa básica de juros três vezes no ano passado, para um intervalo entre 1,50% e 1,75%, para proteger a economia norte-americana contra os riscos de uma desaceleração global.

Brainard disse que é importante que o Fed “esclareça antecipadamente um conjunto mais amplo de ferramentas de forma proativa para fornecer acomodações quando os choques levarem a taxa de juros a zero”.

As autoridades do Fed estão se preparando para anunciar até o meio do ano mudanças em sua estrutura de metas para a inflação.

Neste sentido, Brainard endossou uma mudança na qual o Fed levaria em conta falhas anteriores na meta de inflação de 2% ao decidir sobre como definir suas políticas.

“Para ser totalmente eficaz”, ela acrescentou, “o uso proativo de um kit de ferramentas expandido precisa ser associado a uma nova estratégia que alcance resultados médios de inflação de 2% ao longo do tempo. “