Kassio Nunes Marques toma posse como ministro do STF

177
O desembargardo Kassio Nunes. (Foto: Divulgação/TRF-1)

Brasília – O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, tomou posse na tarde desta quinta-feira (5) como novo membro do colegiado do Supremo. Nunes Marques assume a vaga do ex-ministro Celso de Mello, aposentado no início de outubro. O ministro novato teve sua indicação, a primeira do presidente da República, Jair Bolsonaro, à Corte, aprovada em 21 de outubro pelo plen§ário do Senado Federal.

Marques assinou o termo de posse em cerimônia presenciada pelo presidente da República, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A cerimônia foi a primeira da história da Corte a ser realizada de forma também remota pelos outros ministros.

Marques tem 48 anos, nasceu em Teresina (Piauí). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí em 1994, fez especialização em processo direito tributário pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Direito pela Universidade de Lisboa.

O novo ministro foi advogado por 15 anos e fez parte da comissão nacional de Direito Eleitoral e reforma política da OAB e também foi juiz no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Em 2011 Nunes Marques foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para ocupar uma vaga no Tribunal Regional Federal da 1ª região na cota destinada advogados.