Aumentaram chances de Brexit com acordo, diz Johnson

1119

por Júlio Viana

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que as chances de uma saída do Reino Unido da União Europeia com um acordo aumentaram na última semana. “A União Europeia sabe que desejamos um acordo, que queremos manter uma relação amigável com ela e sabe, também, que iremos sair com ou sem tratado. Essas razões impulsionaram nossas chances de conversa”, afirmou ele em pronunciamento à imprensa.

“Por isso, peço que os membros do parlamento naõ votem amanhã a favor de outro adiamento desencessário”, acrescentou ele. Segundo Johnson, ele acredita que os parlamentares terão “consciência” de que é melhor rejeitar a proposta de lei feita pelo líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, que proibe a saída do país do bloco econômico sem um acordo no dia 31 de outubro.

“Qualquer adiamento na saída iria diminuir e muito nossas chances de um
acordo satisfatório”, afirmou ele. “Até o dia 31, vamos nos concentrar nas
negociações. Vamos evitar uma eleição. Porque eu não quero uma e vocês
também não querem. Vamos melhorar as condições de nosso país e fazer o
Brexit acontecer”, concluiu ele.

Os anúncios de Johnson chegam após a proposta feita por Corbyn de uma lei que proíba a saída do país da União Europeia sem um acordo. O referendo para a aprovação do projeto ocorrerá amanhã e Johnson teme que membros de seu próprio partido votem com Corbyn.

Depois da coletiva, Johnson reafirmou sua posição em sua conta do Twitter escrevendo “vamos mostrar aos nossos amigos em Bruxelas que estamos firmes em nosso propósito e votarmos juntos ao governo contra a proposta sem sentido de Corbyn”.

O Partido Trabalhista tenta emplacar o projeto de lei depois da manobra de Johnson de fechar o parlamento entre meados de setembro até meados de outubro, evitando que qualquer medida contra o Brexit tenha tempo hábil para ser aprovada. Após o pedido do primeiro-ministro, a rainha Elizabeth II aprovou o recesso, o que gerou uma corrida na oposição para barrar a medida.