Joe Biden escolhe senadora da Califórnia Kamala Harris como vice

184
A senadora pela Califórnia e vice na chapa de Joe Biden, Kamala Harris / Foto: Senado dos Estados Unidos

São Paulo – O provável candidato democrata às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu a senadora da Califórnia Kamala Harris como sua companheira de chapa, a primeira mulher negra indicada a vice-presidente por um partido com relevância no país.

“Tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris – uma lutadora destemida e uma dos melhores servidoras públicas do país – como minha companheira de chapa”, anunciou Biden no Twitter.

Harris, de 55 anos, foi eleita para o Senado em 2016. No ano passado, ela lançou sua campanha presidencial, mas sua equipe teve dificuldade para definir uma estratégia e ela acabou deixando a corrida pela indicação do Partido democrata no início de dezembro.

Logo depois que Harris abandonou a campanha, Biden disse que a consideraria para sua companheira de chapa se ganhasse a indicação do partido.

Os dois democratas tem uma ligação pessoal, já que antes de ir para Washington, Harris atuou como procuradora-geral da Califórnia por seis anos e desenvolveu uma amizade com o filho de Biden, Beau Biden, que foi procurador-geral de Delaware.