IRBR3: Organizadores de ‘short squeeze’ lançam manifesto em resposta à CVM

Foto divulgação: IRB Brasil Resseguros

São Paulo – Os administradores do grupo de Telegram empenhado em causar um short squeeze nas ações ON da IRB Brasil (IRBR3) divulgaram um manifesto minutos depois de a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicar comunicado sobre o caso.

No texto, os coordenadores do movimento acusam players institucionais de “sempre” manipularem o mercado financeiro sem que “nunca” sofram as consequências.

“O sistema financeiro global quase colapsou em 2008 e até hoje os culpados não foram punidos”, afirma o manifesto, mencionando a crise do crédito subprime – hipotecas com alto risco de inadimplência que foram empacotadas como investimentos de retorno elevado e baixo risco que, quando deixaram de ser pagas, levaram instituições financeiras ao colapso e ao derretimento dos mercados mundiais.

Ainda segundo os autores do manifesto apócrifo, “recentemente no Brasil também tivemos manipulação de mercado e fraude em IRB e ninguém foi responsabilizado”. Eles não mencionam, entretanto, nenhum detalhe sobre qual fraude seria essa.

A depreciação das ações da IRB Brasil começou há cerca de um ano, quando a gestora Squadra questionou os dados do balanço da resseguradora. Logo a seguir, diretores da IRB Brasil alegaram a acionistas que a Berkshire Hathaway teria triplicado sua fatia na empresa.

A Berkshire Hathaway logo desmentiu a informação, levando os papéis da IRB Brasil a uma depreciação vertiginosa. O episódio resultou inclusive na renúncia do presidente do conselho de administração.

Os administradores do grupo encerram o manifesto alegando “lutar por um mercado mais justo”.

Confira a seguir a íntegra do manifesto, divulgado pelo Telegram às 9h29 de hoje:

‘Quando um sistema é controlado por poucos, estes tiram proveito dos demais.
‘Players institucionais sempre manipularam o mercado e nunca tiveram problema com isso, o sistema financeiro global quase colapsou em 2008 e até hoje os culpados não foram punidos.
‘Recentemente no Brasil também tivemos manipulação de mercado e fraude em IRB e ninguém foi responsabilizado.
‘Essa injustiça motivou investidores pessoa física nos EUA a comprar ações da Game STOP e gerou alta de mais de 1000% dando prejuízo bilionário para os Hedge Founds, as ações tinha 140% do free float vendida, mais vendas do que ações.
‘Esse sentimento de injustiça chegou no brasil, e esse grupo é a prova viva disso, em 24 horas já atingimos mais de 30 mil membros e isso é só o começo. Essa multidão se reunindo e mostrando a força dos investidores pessoa física é algo sem precedentes.
‘Vamos lutar por um mercado mais justo!
‘#GOIRB’