Inflação depende de gargalos de entrega serem aliviados, diz Powell

471
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell / Foto: Fed

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que a inflação do país está pior do que no início do ano, mas que ela se deve a fatores como gargalos na cadeia de suprimentos, tornando-a transitória.
“É possível dizer que sim, a inflação está mais acelerada do que no começo do ano e pode ser que permaneça assim por algum tempo antes de moderar”, afirmou ele durante depoimento ao Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos.
“Mas isso se deve principalmente a questões de gargalos em cadeias de suprimento e entrega de mercadorias”, disse ele. “Há uma incompatibilidade entre demanda e oferta, precisamos que essas interrupções na oferta sejam aliviados antes que a inflação possa cair”.
Powell e seus colegas do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) vêm insistindo que as altas dos preços nos Estados Unidos são questões transitórias e consequências diretas da reabertura econômica. Segundo ele, se o Fed acreditasse que a pressão inflacionária fosse um problema persistente, já teriam “feito algo sobre isso”.
O presidente do Fed também voltou a destacar que, embora o banco esteja discutindo e considerando a ideia de reduzir a compra de ativos, o critério para elevar taxas precisa ser maior. “O pleno emprego está longe de ser alcançado no país para que possamos considerar essa possibilidade”, disse ele.