Índice Ifo de confiança do empresário alemão sobe a 86,2 pontos em junho

217

São Paulo – O índice de confiança do empresário da indústria e do comércio na Alemanha subiu para 86,2 pontos em junho, depois de marcar 79,7 pontos em maio (dado revisado), segundo informações do instituto de pesquisas alemão CESifo Group.

O subíndice que mede a avaliação da situação atual das empresas subiu de 78,9 em maio para 81,3 pontos em junho, enquanto o componente que mede as expectativas dos empresários para os próximos seis meses avançou de 80,5 pontos (dado revisado) para 91,4 pontos na mesma base de comparação.

“As empresas alemãs vêem luz no fim do túnel”, de acordo com o presidente do instituto, Clemens Fuest. Na indústria, a confiança subiu novamente, e nunca antes as expectativas cresceram tão fortemente, enquanto nos serviços houve uma redução no pessimismo.

No comércio, por sua vez, a confiança melhorou e os outros indicadores recuperaram-se, com o humor no varejo menos pessimista do que no atacado. Por fim, na construção, a confiança está um pouco melhor e as expectativas menos pessimistas.