Índice GFK de confiança do consumidor da Alemanha cai a -7,3 pts

157

São Paulo – O índice de confiança do consumidor da Alemanha para dezembro caiu para -7,3 pontos, depois de marcar -6,8 pontos em dezembro (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GfK. O relatório indica que, embora as expectativas econômicas e a propensão para comprar tenham aumentado um pouco, as expectativas de renda caíram.

“Na segunda onda, a Alemanha mostra um aumento acentuado no número de infecções. O sistema de saúde está ameaçado de sobrecarga. As medidas tomadas em novembro para uma luz de bloqueio não trouxeram a redução esperada de novas infecções. Como resultado, medidas mais duras são inevitáveis e isso levará a mais incertezas”, diz o instituto.

O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas subiu de -0,2 pontos em novembro para 4,4 ponto em dezembro. O subíndice de expectativas de renda recuou de 4,6 pontos para 3,6 pontos e o indicador de intenção de compra dos consumidores teve alta de 30,5 pontos para 36,6 pontos.