Índia supera 200 mil mortes por novo coronavírus e bate recorde de novos casos

Foto: freeimages.com / Russel Weller

São Paulo – A India registrou 3.293 mortes associadas ao covid-19 em um dia, seu pior número até agora desde o início da pandemia, levando o número total de mortes pela doença a ultrapassar 200 mil, segundo dados do Ministério da Saúde. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

O país asiático também renovou o número máximo de casos diários de infecção com 360.960 novos positivos confirmados nas últimas 24 horas. O saldo atualizado inclui ao todo 17.997.267 infecções e 201.187 óbitos por covid-19.

No dia anterior, foram reportadas 323.144 novas infecções e 2.771 mortes foram notificadas. Os casos ativos hoje representam 16,55% do total acumulado. A taxa de mortalidade permanece em 1,12%.

O estado de Maharashtra, no este do país, onde fica a populosa cidade de Mumbai, continua a ser o território mais atingido por essa onda da pandemia, com 674.358 casos ativos ou quase um em cada quatro registrados nacionalmente.

A Índia está atrás apenas dos Estados Unidos em termos de infecções confirmadas. O aumento de casos na Índia seguiu um afrouxamento das restrições e um grande número de encontros religiosos e políticos, enquanto o papel da variante detectada no país na condução da atual onda não está claro.

A nova onda de infecções está sobrecarregando o sistema de saúde da Índia, com escassez de oxigênio, suprimentos médicos e equipe hospitalar. O exército indiano foi designado ontem para ajudar com cuidados médicos na medida em que um comboio de caminhões-tanque transportando oxigênio chegaram à Nova Delhi, capital do país.

A ajuda estrangeira começou a chegar, incluindo 100 respiradores e 95 concentradores de oxigênio do Reino Unido, o primeiro de um grande número de remessas de lá e de outros lugares.

Desde que a Índia começou a campanha nacional de imunização covid-19 em meados de janeiro, mais de 147,8 milhões de doses foram administradas, incluindo mais de 2,5 milhões nas últimas 24 horas.