India garante entrega de vacinas contra covid-19 ao Brasil

158
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo, 5 de janeiro de 2021 – O Serum Institute of India, encarregado de abastecer o Brasil com doses da vacina contra covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, garantiu que entregará as vacinas globalmente, retificando a posição anterior, quando assegurou que o governo havia impedido a exportação de imunizantes. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

Em uma declaração conjunta, os chefes do Serum Institute e da Bharat Biotech reafirmaram sua intenção de “desenvolver e fornecer vacinas anti-covid-19 para a India e globalmente” e que todas as atividades estão ocorrendo conforme inicialmente planejado.

Ontem, o presidente do Serum Institute, Adan Poonawalla, disse em entrevista que o governo indiano não permitiria a exportação da vacina Oxford produzida no país.

Um dia antes, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão público do Brasil responsável pela vacina contra covid-19 da AstraZeneca no país, havia fechado um acordo para a compra e entrega de dois milhões de doses procedentes da India.

Depois que o presidente do Serum Institute falou sobre a proibição das exportações, a Fiocruz informou que o Itamaraty estava em negociações para levar as vacinas ao Brasil.