Ibovespa volta a subir depois de 6 quedas seguidas

822

O Ibovespa voltou a subir depois de seis fechamentos seguidos em queda com os preços baixos de parte dos papéis negociados na bolsa atraindo investidores em busca de pechinchas. A bolsa brasileira também acompanhou a forte alta em Wall Street, onde ontem os principais índices fecharam em queda acentuada.

Enquanto nos EUA, dados sobre a economia norte-americana afastaram a aversão ao risco, por aqui, os investidores colocaram em segundo plano a desconfiança em relação à situação de momento no Brasil e foram às compras. Com isso, a bolsa interrompeu a pior sequência de quedas desde maio de 2016 e fechou em alta de 2,58%, aos 118.883,25 pontos.

Já o dólar comercial fechou em alta de 0,55% no mercado à vista, cotado a R$ 5,4360 para venda, descolado do exterior, em sessão de forte volatilidade digerindo resultado prévio do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, atento ao local, em meio à releitura do tom do Banco Central (BC) na última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na terça-feira.

O diretor superintendente de câmbio da Correparti, Jefferson Rugik, destaca o movimento volátil da moeda que abriu a sessão em alta, acompanhando o movimento de aversão ao risco que prevalecia no exterior. No fim da manhã, porém, o dólar perdeu força no exterior e aqui, a divisa norte-americana renovando mínimas sucessivas abaixo de R$ 5,40 reagindo ao resultado da leitura preliminar do PIB norte-americano no quarto trimestre.

Por sua vez, as taxas dos contratos de juros futuros (DIs) fecharam em queda acelerada, com os investidores retirando os prêmios colocados desde a divulgação da ata da reunião deste mês do Comitê de Política Monetária (Copom), em meio à releitura em relação ao tom duro (“hawkish”) sobre uma alta iminente da Selic. O ajuste à comunicação prevaleceu na curva a termo, a despeito da alta ensaiada pelo dólar e da oferta menor do Tesouro em leilão.

Os principais índices do mercado de ações norte-americano fecharam em alta, recuperando-se das perdas da sessão anterior, que foram induzidas por preocupações sobre uma desaceleração econômica e por uma onda de especulações exacerbada por negociações agressivas dos papéis da varejista de videogames GameStop.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos principais índices de ações dos Estados Unidos no fechamento:

Dow Jones: +0,99%, 30.603,36 pontos
Nasdaq Composto: +0,50%, 13.337,20 pontos
S&P 500: +0,97%, 3.787,38 pontos