Há “forma aproximada” de acordo de Brexit com UE, segundo premiê britânico

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Foto: Divulgação/ Boris Johnson

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que existe uma “forma aproximada” de um acordo do Brexit com a União Europeia (UE), e que está “cautelosamente otimista” sobre o resultado das negociações.

“Estamos trabalhando incrivelmente duro para conseguir um acordo. Há uma forma aproximada de acordo a ser feito”, disse Johnson, ao participar de um evento na Inglaterra. Ele disse que está conversando com líderes da UE, em especial Alemanha, França e Irlanda, e houve “progressos”.

Johnson disse ainda que vai se encontrar com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker e o negociador-chefe para o Brexit, Michel Barnier, na segunda-feira. “Vamos falar sobre as ideias que temos trabalhado”, disse. “Vamos ver aonde chegamos. Estou cautelosamente otimista”.

O acordo do Brexit fechado com a UE pela ex-premiê britânica, Theresa May, foi rejeitado três vezes no Parlamento e levou à sua renúncia. Desde que assumiu o cargo, em junho, Johnson tem prometido entregar o Brexit no prazo atual de 31 de outubro, com ou sem acordo.

Na semana passada, o Parlamento aprovou um projeto de lei para evitar o Brexit sem acordo, obrigando Johnson a pedir uma prorrogação do prazo de saída à Bruxelas caso nenhum entendimento seja alcançado. O Parlamento está suspenso desde o dia 10 de setembro e retoma suas atividades no dia 14 de outubro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com