Se não vacinarmos cada pessoa, daremos origem a novas variantes, alerta Guterres

477
António Guterres
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres (Foto: swiss-image.ch)

São Paulo – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, disse no plenário virtual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, que o mundo deve vacinar todos contra a covid-19 para que se consiga garantir uma saída da pandemia.
“Os últimos dois anos demonstraram uma verdade simples, mas brutal – se deixarmos alguém para trás, deixamos todos para trás”, disse o secretário-geral da ONU. “”Se não vacinarmos cada pessoa, damos origem a novas variantes que se espalham através das fronteiras”, completou ele.
Guterres ainda disse que a comunidade internacional precisa enfrentar a pandemia com de forma igual e com justiça. Para isso, ele ressaltou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou uma estratégia no outono passado para vacinar 40% da população do planeta até o final de 2021 e 70% até meados deste ano.
“Não estamos nem perto desses alvos”, disse Guterres ao Fórum Econômico Mundial. “As taxas de vacinação nos países ricos são, vergonhosamente, sete vezes maiores do que nos países africanos. Precisamos de equidade vacinal, agora”, acrescentou.
O Fórum Econômico Mundial, que reúne presencialmente líderes internacionais dos setores público e privado em Davos (Suíça), acontece on-line pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia do coronavírus e consequentemente o aumento de casos na Europa devido à variante Ômicron.