Guedes diz que Brasil vai sair da crise antes dos Estados Unidos

244
O ministro da Economia, Paulo Guedes. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

São Paulo – O desempenho econômico do Brasil está acima do inicialmente previsto e o país será um dos que mais cedo se recuperará da crise trazida pela covid-19, antes mesmo que os Estados Unidos, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Vamos sair da crise antes de vocês”, disse ele durante uma videoconferência do Aspen Security Forum 2020, após ser questionado por um mediador dos Estados Unidos a respeito da situação econômica e da saúde do país e do Brasil, que aparecem no topo da lista de países com os maiores números absolutos de casos por covid-19.

“Todos os cálculos foram de que o choque econômico externo causaria pelo menos 30% do impacto [na economia]. ‘O Brasil vai colapsar, o PIB vai cair 10%’. Errado”, disse Guedes. “O choque externo não veio”, acrescentou.

Ele também mencionou que o Brasil é um grande exportador no mercado mundial, e não depende dos Estados Unidos para exportar. “Todo dólar que exportamos aos Estados Unidos, exportamos 3 a 4 para a China”, afirmou, sugerindo que a recuperação brasileira está mais atrelada ao que acontece com os chineses.

“O que eu digo é que Brasil preserva sinais vitais, continuamos produzindo”, disse o ministro. “Vamos ser uma das primeiras economias a se recuperar”, acrescentou.