Governo norte-americano pode anunciar novo pacote de estímulos em julho

191
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin / Foto: Casa Branca

São Paulo – O governo de Donald Trump se prepara para anunciar uma nova rodada de estímulos para mitigar os efeitos da crise do novo coronavírus sobre a economia em julho, disse o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, acrescentando que a ajuda dessa vez deve ser mais direcionada do que as anteriores.

“A nova fase de estímulos deve ser mais concentrada nas empresas”, afirmou Mnuchin ao participar de um evento promovido pela Bloomberg. “O presidente Trump também está muito interessado em promover a infraestrutura, melhorar estradas e aeroportos de maneira geral”, acrescentou.

Segundo ele, o próximo pacote de estímulos deve ajudar as pessoas a voltar ao mercado de trabalho norte-americano o mais rápido possível. O mercado de trabalho dos Estados Unidos foi duramente afetado pela pandemia, que forçou as autoridades a adotar medidas de bloqueio para conter a disseminação do vírus.

A economia norte-americana fechou mais de 20 milhões de vagas em um único mês e a taxa de desemprego passou de 14% por conta da crise. Muitas empresas fecharam as portas e mandaram seus funcionários para casa para controlar a covid-19.

Agora, com o processo de reabertura da economia, Mnuchin acredita que haverá uma recuperação no terceiro trimestre do ano. “Dificilmente os Estados Unidos enfrentaram um novo bloqueio novamente”, afirmou ele em um momento no qual mais de uma dezena de estados registraram um aumento de casos do novo coronavírus.