Governo está tentando diminuir conflito em Israel, diz Casa Branca

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki / Foto: Casa Branca

São Paulo – A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, reiterou que o governo norte-americano está trabalhando para diminuir a escalada do conflito israelense-palestino e para promover uma paz duradoura em Gaza.

“Toda nossa equipe diplomática está focada e conversando não só com as equipes israelenses e palestinas como também com Estados importantes da região para promover uma redução imediata nos conflitos”, afirmou Psaki em coletiva de imprensa.

Ela também disse que Israel tem direito à autodefesa.

Os Estados Unidos vêm anunciando que tentam interromper os conflitos que ganharam força nos últimos dias depois que o governo israelense decidiu avançar com a construção de novas unidades de assentamentos exclusivamente judaicos nos territórios palestinos ocupados.

Na semana passada, Israel aprovou a construção de centenas de unidades de assentamentos em Jerusalém Oriental ocupada, pela primeira vez desde que o presidente norte-americano, Joe Biden, tomou posse em janeiro.

Segundo a imprensa local, as 540 unidades habitacionais propostas serão construídas nos bairros palestinos de Beit Safafa e Sharafat, e criarão continuidade territorial entre os dois principais assentamentos de Har Homa e Givat Hamatos ao sul de Jerusalém Oriental ocupada.