Governo eleva previsão de alta do PIB 2019 a 0,9%

Por Priscilla Oliveira

Dinheiro
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Brasília – O governo elevou levemente a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, de 0,85% para 0,90%, citando como justificativa “os melhores resultados da atividade econômica nos meses de julho e agosto e os desembolsos advindos do saque imediato” de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A projeção de crescimento do PIB em 2020 cresceu de 2,17% – na estimativa divulgada em julho – para 2,32%. Em setembro o governo não atualizou esta projeção. O resultado é fruto da forte redução dos juros, da melhora dos indicadores de confiança e dos efeitos iniciais das reformas estruturais.

Para a inflação em 2019, a projeção caiu de 3,62% para 3,26%. Para o Ministério da Economia, a inflação deve se manter em patamar baixo, controlado e abaixo do centro da meta. O documento afirma ainda que o principal responsável pela queda da estimativa de inflação foi a descompressão do preço dos alimentos.

Além disso, o boletim afirma que “tanto a inflação de serviços quanto a de bens industriais também estão com projeções abaixo de 4%”

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com