Governo dos EUA espera que China cumpra acordo comercial, diz Mnuchin

252
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin / Foto: Casa Branca

São Paulo – Em meio a uma escalada de tensões entre Estados Unidos e China, o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, manifestou confiança de que Pequim manterá seus compromissos sob o acordo comercial de primeira fase firmando com Washington em janeiro deste ano.

“Espero que a China mantenha viva a primeira fase do acordo”, afirmou ele em depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados.

A declaração acontece em meio a uma escalada de tensões entre os Estados Unidos e a China, que começaram por conta da origem do novo coronavírus que surgiu inicialmente na cidade chinesa de Wuhan em dezembro do ano passado – e se estendeu para Hong Kong, depois que Pequim aprovou uma nova lei de segurança nacional que minou a autonomia do território.

“Antes de qualquer coisa, o governo norte-americano tem uma preocupação séria sobre a falta de transparência da China com relação ao novo coronavírus”, acrescentou.

O secretário do Tesouro esteve acompanhando do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, em seu depoimento presencial ao comitê da Câmara, uma exigência da lei Cares, que determina a aparição trimestral de ambos para informar o status dos US$ 2,3 trilhões em estímulos aprovados em março.