Governo dos EUA diz que menos de 1.000 norte-americanos querem sair do Afeganistão

507
Família afegã deixa Cabul / Foto: Stepnout / Flickr

São Paulo – O número de cidadãos norte-americanos que estão tentando sair do Afeganistão neste momento pode ser menor do que 1 mil, disse o secretário de Estado, Antony Blinken, em umacoletiva de imprensa.

“Estamos entrando em contato agressivamente com eles várias vezes ao dia por meio de vários canais de comunicação para determinar se ainda querem partir. Alguns podem não estar mais no país, alguns afirmam ser norte-americanos, mas não são, alguns optam por ficar. Mas, a partir desta lista, acreditamos que o número de norte-americanos tentando ativamente sair do Afeganistão pode ser menor, significativamente menor do que 1 mil”, afirmou.

Segundo Blinken, nas últimas 24 horas, o Departamento de Estado esteve em contato direto com outros 500 norte-americanos com instruções sobre como chegar com segurança até o aeroporto de Cabul para evacuação.

O governo norte-americano vinha sendo pressionado para informar quantos norte-americanos ainda estão no Afeganistão em um momento no qual o prazo para a evacuação completa do Afeganistão se aproxima e depois que o Talibã já indicou que não permitirá que forças dos Estados Unidos e de aliados permaneçam no país após 31 de agosto.

“O governo não rastreia os movimentos dos norte-americanos quando eles viajam ao redor do mundo”, disse Blinken. “Pode haver outros norte-americanos no Afeganistão que nunca se inscreveram na embaixada, que ignoraram os avisos de evacuação pública e ainda não se identificaram”, acrescentou.

Segundo ele, desde 14 de agosto, os Estados Unidos conseguiram evacuar com segurança mais de 82,3 mil pessoas do aeroporto de Cabul. Mais cedo, o Pentágono havia indicado que esse número era de 88 mil pessoas.