Governo chinês rebate declarações de Pompeo após acordo com a Índia

977
Foto: Freeimages.com/ Gary Tamin

São Paulo — A China rejeitou as acusações feitas pelos Estados Unidos, reforçando a mensagem de que Pequim é uma ameaça para a segurança da região após o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, fechar um acordo com a India para o compartilhamento de dados sensíveis.

“Instamos Pompeo a abandonar sua mentalidade de Guerra Fria, mentalidade de soma zero, e parar de insistir na ameaça da China”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, em entrevista coletiva em Pequim.

Mais cedo, Estados Unidos e India assinaram um acordo de compartilhamento de dados sensíveis de satélite e mapas em um momento de tensão entre Nova Délhi e Pequim por conta da disputada fronteira com o Himalaia.

Na cerimônia do acordo, Pompeo disse que os dois países deveriam se juntar para proteger seus cidadãos e o mundo da ameaça chinesa.

Em junho, 20 soldados indianos foram mortos em confronto com tropas chinesas na fronteira, endurecendo o clima na India contra a China e levando o governo do primeiro-ministro Narendra Modi a buscar laços militares mais estreitos com os Estados Unidos.