Governo britânico apresenta pacote de 30 bilhões de libras contra coronavírus

292
Guarda de honra britânica / Foto: Divulgação / Governo

São Paulo – O chanceler britânico, Rishi Sunak, apresentou um pacote de medidas de 30 bilhões de libra para ajudar o Reino Unido a enfrentar o surto do novo coronavírus , horas depois de o Banco da Inglaterra reduzir a taxa de juros de 0,75% para 0,25% em uma decisão emergencial.

O pacote inclui um fundo de resposta a emergências no valor de 5 bilhões de libras para ajudar o Serviço Nacional de Saúde (NHS) e outros serviços públicos a combater o vírus.
Sunak disse que o fundo de resposta pode ser aumentado, se necessário.

“Sejam milhões ou bilhões, o que for necessário”, afirmou.

Além disso, serão gastos mais 7 bilhões de libras em uma série de medidas para mitigar os efeitos do surto sobre o crédito para empresas e pessoas físicas.

O imposto sobre propriedades comerciais para empresas menores também foi descartado para o próximo ano, enquanto empresas e trabalhadores independentes podem adiar pagamentos de impostos.

Sunak também concedeu 18 bilhões de libras em afrouxamento fiscal para apoiar a economia neste ano.

O Reino Unido tem cerca de 400 casos confirmados do novo coronavírus em um momento no qual o governo está sendo criticado pela resposta ao surto. Outros países europeus começaram a proibir reuniões públicas e eventos esportivos, enquanto o governo britânico reluta em intervir na vida diária das pessoas até o momento.