Governadores pelo Clima fazem reunião com enviado dos EUA John Kerry

753
Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – A coalizão de Governadores pelo Clima fez uma reunião com John Kerry, o enviado especial para o clima do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e apresentou projetos para arrecadar fundos para projetos ambientais para combater as mudanças climáticas, sem a presença do governo federal.

A reunião virtual, realizada na sexta-feira, contou com a participação dos governadores João Doria (SP), Reinaldo Azambuja (MS), Renato Casagrande (ES), Eduardo Leite (RS), Flávio Dino (MA), Wellington Dias (PI) e Helder Barbalho (PA), representando as cinco regiões do país.

O encontro surgiu a partir de uma carta enviada em abril por 24 governadores brasileiros, parte do movimento Governadores pelo Clima, a Biden, e cada estado apresentou seus projetos para mitigar as mudanças climáticas. O encontro faz parte de um ciclo de reuniões que serão realizadas com outros países, como a China, com a União Europeia e outras organizações internacionais.

John Kerry elogiou as apresentações e ao final do encontro designou uma equipe para continuar as tratativas e diálogo com os governadores em relação aos projetos. “Valorizo todas as apresentações que foram boas e sérias. Vamos trabalhar para continuar esta parceria. É um privilégio partilhar estas ideias”, disse ele, segundo comunicado do governo do Mato Grosso do Sul.

“Na reunião por videoconferência podemos discutir várias ações para mitigação de emissões de gás. Foi uma reunião extremamente produtiva, onde apresentamos os projetos prioritários para o Pantanal, recuperação do Rio Taquari e o nosso programa Estado Carbono Neutro”, disse o governador Azambuja.

O governador de São Paulo, João Dória, por sua vez, apresentou material sobre a proteção e conservação da Mata Atlântica do “Vale do Futuro”, programa paulista de fomento ao desenvolvimento sustentável na região do Vale do Ribeira, segundo comunicado.

“Eu acredito que tenha um alinhamento entre o recém anunciado plano de metas do presidente Joe Biden e as iniciativas que temos tomado aqui em São Paulo”, disse Dória. “Em novembro estaremos presentes na Confederação Climática da ONU (COP 26), em Glasgow, no Reino Unido e tenho certeza que teremos a oportunidade de estarmos juntos neste encontro”.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi responsável por fazer a apresentação e a mediação da reunião. “Estamos percebendo as mudanças climáticas em todos os locais do mundo. O Brasil, assim como outros países, assumiu obrigações em acordos internacionais”, disse ele.

“O papel do governo Federal não pode ser substituído, mas os estados podem dar a sua contribuição para que possamos alcançar essas metas. Por isso, surgiu a coalizão Governadores pelo Clima. O objetivo da nossa organização é incentivar que os Estados brasileiros tenham programas de mudanças climáticas e que trabalhem internamente para que alcancemos as metas de reduzir as emissões de gás carbônico”, afirmou Casagrande.