Google estuda possibilidade de abrir grande centro de dados no Vietnã

103
Foto: Divulgação/Google

O Google está estudando a possibilidade de construir um grande centro de dados no Vietnã, o que seria o primeiro investimento de uma grande empresa de tecnologia dos Estados Unidos no país. A empresa planeja instalar um centro de dados “hyperscale” próximo à cidade de Ho Chi Minh, principal polo econômico do sul do Vietnã. Embora o valor do investimento não tenha sido especificado, centros desse tipo podem custar entre US$ 300 milhões e US$ 650 milhões. O centro de dados poderia ficar pronto até 2027, de acordo com a fonte, que preferiu não ser identificada, em entrevista à agência Reuters.

Esse investimento seria um impulso significativo para o Vietnã, que enfrenta desafios para atrair capital estrangeiro devido à infraestrutura precária, com empresas de tecnologia optando por outros países da região, como Cingapura, Malásia e Tailândia. A decisão do Google é motivada pelo número crescente de clientes de serviços de nuvem, tanto locais quanto estrangeiros, e pela economia digital em expansão do Vietnã. Recentemente, o país aprovou reformas que permitem a propriedade total de centros de dados por empresas estrangeiras, tornando o ambiente mais atraente para investimentos.

Apesar de o Vietnã enfrentar desafios como escassez ocasional de energia e infraestrutura de internet limitada, o Google já está estabelecendo um escritório no país e contratando engenheiros e especialistas em marketing para apoiar seus clientes de publicidade e promover a transformação digital do país. Além disso, a empresa está oferecendo 40.000 bolsas para cursos básicos de inteligência artificial e financiando startups de IA no Vietnã, reforçando seu compromisso com o crescimento digital da nação.

Outras grandes empresas de tecnologia também estão de olho no mercado vietnamita. A Alibaba, gigante chinesa do comércio eletrônico, está considerando construir um centro de dados no país, o que indica um crescente interesse de investidores estrangeiros no setor de tecnologia do Vietnã, apesar dos desafios regulatórios e de infraestrutura.