França aprovará acordo comercial do Brexit com garantias de regulação

224
Sede da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), em Bruxelas. Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da UE

Por Carolina Gama

São Paulo – O governo francês se comprometeu a aprovar de maneira ágil o acordo comercial do Brexit – como o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é conhecido – se os britânicos se comprometerem a manter regulações em linha com as normas europeias, disse a ministra das Relações Exteriores da França, Amelie de Montchalin.

“Precisamos garantir uma competição justa no comércio após a separação”, disse Montchalin em entrevista.

O Reino Unido deixará oficialmente a UE na sexta-feira em um processo que será seguido de um período de transição que deve durar até o final deste ano. Nessa fase, autoridades britânicas e europeias negociarão o futuro relacionamento entre as partes e as relações comerciais.

Analistas consultados pela Agência CMA acreditam que o Reino Unido fechará acordos em fases com a UE e que seguirá o modelo do tratado comercial que o Canadá tem com o bloco europeu, que oferece trocas sem tarifas e poucos regulamentos ou responsabilidades equitativas.