FMI confirma avanço em novos acordos para fortalecer economia Argentina

392

Buenos Aires – O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Argentina avançaram na identificação de opções de política para desenvolver o mercado de capitais, mobilizar a arrecadação tributária e fortalecer a resiliência externa do país a partir das reuniões realizadas por os representantes bilaterais em Veneza, Itália.

De acordo com um comunicado divulgado pelo órgão, autoridades argentinas e técnicos do FMI realizaram reuniões produtivas para promover o trabalho técnico em um programa apoiado pelo Fundo.

As discussões se concentraram no impacto da pandemia de covid-19 na economia argentina, nas políticas para fortalecer a recuperação, a estabilidade e a geração de empregos no país.

“A equipe do FMI e as autoridades argentinas continuarão trabalhando juntas no próximo período com o objetivo de aprofundar ainda mais seus conhecimentos nessas áreas-chave. Nosso objetivo é apoiar a Argentina a enfrentar seus desafios econômicos e de balanço de pagamentos de maneira duradoura”, diz comunicado.

As negociações na Itália foram conduzidas pela vice-diretora do Departamento do Hemisfério Ocidental, Julie Kozack; pelo chefe da missão para a Argentina, Luis Cubeddu; e pelo ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán.

Tradução: Carolina Gama