Fiat reverte prejuízo e lucro soma 1,2 bi de euros no 3T20

207
Novo Fiat Tipo / Foto: Fiat Chrysler Automobiles (FCA)

São Paulo – A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) registrou lucro líquido de 1,205 bilhão de euros no terceiro trimestre deste ano, revertendo o prejuízo de 179 milhões de euros reportado no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, a receita líquida caiu 5,5%, para US$ 25,814 bilhões.

O retorno ao lucro reflete o desempenho forte na América do Norte, conduzido por uma forte performance no varejo e foco contínuo em melhores margens. Já as vendas da FCA caíram refletindo impactados da pandemia do novo coronavírus na demanda.

Na América do Norte, o lucro operacional ajustado foi de 2,544 milhões de euros, alta de 24% ante igual período de 2019, refletindo um mix favorável de produtos, precificação positiva e menores custos de publicidade, segundo a empresa.

Na América Latina, por sua vez, o lucro operacional ajustado foi de 46 milhões de euros, queda de 69,7% ante igual período de 2019, com contínuas condições adversas de mercado e o impacto negativo de efeitos de câmbio com o enfraquecimento do real no Brasil.

No terceiro trimestre deste ano, a FCA entregou 967 milhões de unidades, excluindo joint ventures não consolidadas, uma queda de 6% ante igual período de 2019.

Para o ano de 2020, a companhia espera lucro operacional ajustado na faixa entre 3,0 bilhões e 3,5 bilhões de euros, e um fluxo de caixa industrial negativo de até 1,0 bilhão de euros.