Federal Reserve prorroga programas de emergência até 31 de março de 2021

511
Edifício do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) / Foto: Fed

São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) estendeu programas de empréstimos de emergência até 31 de março para fornecer fundos de curto prazo aos mercados em meio a mais uma onda da pandemia do novo coronavírus. As operações de crédito venceriam no final deste ano.

Sob autorização do Departamento do Tesouro, quatro programas foram prorrogados: o proteção ao pagamento (PPP), que foi criado para que as empresas mantenham funcionários em suas folhas de pagamento; o commercial papers, criado para apoiar o mercado de títulos corporativos de curto prazo; o Money Market, usado para reduzir o potencial de corridas em fundos mútuos do mercado monetário; e o primary dealer, que permite aos bancos usar uma série de garantias do Fed.

As extensões eram esperadas e não se aplicam aos outros programas que o Departamento do Tesouro indicou este mês que não iria renovar. Na ocasião, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que não estenderia a validade de alguns programas, entre eles, o Main Street – que promove financiamento para empresas pequenas e médias dos Estados Unidos – e também pediu que o Fed devolvesse mais de US$ 400 bilhões em fundos não utilizados.

“Ao apoiar os mercados de financiamento de curto prazo, esses programas estão apoiando o funcionamento do mercado e melhorando o fluxo de crédito para a economia”, diz o conselho do Fed em um comunicado.