Federal Reserve alerta para instabilidade do sistema financeiro por pandemia

223
Prédio do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Washington. Foto: Divulgação/ Federal Reserve

São Paulo – A instabilidade provocada pela pandemia do novo coronavírus revelou as fragilidades do sistema financeiro norte-americano, disse o vice-presidente de supervisão do Federal Reserve (Fed), Randal Quarles. Segundo ele, as ações do banco central norte-americano ajudaram a mitigar os riscos no mercado.

“A pandemia destacou um sistema bancário que resistiu muito bem a esse impacto com assistência limitada do setor oficial e um sistema não bancário muito mais frágil”, afirmou ele em discurso.

Para mitigar os efeitos da crise, o Fed adotou um conjunto de medidas para manter o fluxo de crédito para a economia, entre elas, programas para fornecer liquidez aos fundos mútuos do mercado monetário e aos mercados de dívida comercial.

Apesar das ações, Quarles diz que o trabalho do banco central norte-americano ainda não está concluído.  “Já sabemos que temos que trabalhar para melhorar a resiliência dos fundos do mercado monetário para que as vulnerabilidades desses fundos não intensifiquem um novo choque”, afirmou.