Fed vai ampliar mecanismo de empréstimos a condados e cidades

825
Prédio do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Washington. Foto: Divulgação/ Federal Reserve

São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou ontem que ampliará o escopo e a duração do mecanismo de liquidez municipal (MLF, na sigla em inglês), para permitir a entrada de condados e cidades menores, em meio a pandemia do novo coronavírus.

O mecanismo comprará até US$ 500 bilhões em notas de curto prazo emitidas por condados com população de ao menos 500 mil residentes e de cidades com população de ao menos 250 mil moradores. O patamar anterior era de no mínimo de 2 milhões de pessoas por condado e 1 milhão por cidade.

“Os novos limiares populacionais permitem que substancialmente mais entidades tomem empréstimos diretamente do MLF do que o plano inicial anunciado em 9 de abril”, diz o Fed, em comunicado.

Além disso, para serem elegíveis para o mecanismo, as notas devem ter vencimento de até três anos a partir da data de emissão – um aumento em relação ao prazo máximo de dois anos anunciado anteriormente.

O MFL faz parte de uma iniciativa para conceder empréstimos de até US$ 2,3 trilhões para apoiar famílias, empresas e comunidades dos Estados Unidos, e oferecerá até US $ 500 bilhões em empréstimos a estados e municípios “para ajudar a gerenciar as tensões no fluxo de caixa causada pela pandemia do novo coronavírus”.