Fed terá linha diária de swap com outros cinco bancos centrais

379
Prédio do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Washington. Foto: Divulgação/ Federal Reserve

São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou uma ação coordenada com o Banco do Canadá, com o Banco da Inglaterra, com o Banco do Japão, com o Banco Central Europeu e com o Banco Nacional Suíço para melhorar o fornecimento de liquidez por meio da linha de swap em dólar.

De acordo com comunicado, para melhorar a eficácia das linhas de swap no fornecimento de financiamento em dólar, esses bancos centrais concordaram em aumentar a frequência das operações com vencimento em sete dias para vencimento diário.

Essas operações diárias terão início na segunda-feira, segundo a nota, e continuarão pelo menos até o final de abril. Os bancos centrais também continuarão a realizar operações semanais com vencimentos em 84 dias.

“As linhas de swap entre esses bancos centrais são facilidades permanentes disponíveis e servem como um importante limitador de liquidez para aliviar as tensões nos mercados globais de financiamento, ajudando assim a mitigar os efeitos de tais tensões no fornecimento de crédito para famílias e empresas, tanto no mercado interno quanto no exterior”, diz o Fed na nota.