Fed lança mecanismo de recompra permanente para apoiar mercados

Foto: Shutterstock

São Paulo – O Federal Reserve (Fed) lançou hoje um mecanismo permanente de recompra (repo facility) projetado para fornecer liquidez e que deve ajudar a garantir a estabilidade do mercado em momentos de estresse, segundo o presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell.

“O novo mecanismo de recompra dará ao mercado o suporte que ele precisa”, disse Powell em coletiva de imprensa após decisão de política monetária, acrescentando que a ferramenta ajudará a aliviar a pressão sobre o mercado monetário.

A partir de amanhã, o Fed colocará em prática um mecanismo de recompra permanente que aceitará títulos do Tesouro, dívidas e hipotecas das chamadas corretoras primárias em troca de empréstimos de curto prazo em dinheiro, a uma taxa de 0,25%.

Segundo o banco central, há um limite de US$ 500 bilhões na linha de crédito e também há uma ferramenta semelhante disponível aos bancos centrais estrangeiros.

Em comunicado, o Fed diz que os mecanismos “servirão como barreiras nos mercados monetários para apoiar a implementação efetiva da política monetária e o funcionamento regular do mercado”.

O Fed teve de se envolver nessas operações compromissadas para reforçar as reservas do setor bancário e ajudar a navegar na primeira onda de pânico do mercado causada pela pandemia do novo coronavírus.

Questionado se a participação do Fed no mercado monetário está muito elevada, Powell negou. “Não achamos que nossa presença é elevada. Hoje há uma demanda forte por essas operações de recompra porque as taxas são atrativas, mas em algum momento deixarão de ser e essas operações vão diminuir”, disse.