Fed deveria reduzir taxa de juros para zero ou menos, diz Trump

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deveria cortar a taxa básica de juros do país zero ou menos, mais uma vez criticando a instituição.

“O Federal Reserve deve reduzir nossas taxas de juros para zero, ou menos, e devemos começar a refinanciar nossa dívida. Os juros poderiam ser levados bem para baixo, enquanto ao mesmo tempo prolongando substancialmente o prazo”, disse Trump, em uma mensagem no Twitter.

“Temos a excelente moeda, poder e balanço. Os Estados Unidos deveriam sempre pagar a menor taxa. Sem inflação!”, de acordo com o presidente. Ele faz críticas frequentes ao Fed, pedindo que o banco corte os juros drasticamente para impulsionar a expansão da economia do país.

Trump também voltou a criticar o presidente do Fed, Jerome Powell, por demorar a agir. “É apenas a ingenuidade de Jay Powell e do Federal Reserve que não nos permite fazer o que outros países já estão fazendo. Uma oportunidade única na vida que estamos perdendo por causa de ‘idiotas'”, disse Trump.

A próxima reunião de política monetária do Fed será nos dias 17 e 18 e setembro. Na reunião anterior, de julho, o comitê cortou os juros em 0,25 ponto percentual (pp), para o intervalo entre 2,00% e 2,25%, na primeira redução desde 2008.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com