Fed cria mecanismo de empréstimo para fundos de mercado monetário

258
Prédio do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Washington. Foto: Divulgação/ Federal Reserve

São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou um Mecanismo de Liquidez de Fundos Mútuos do Mercado Monetário (MMLF, na sigla em inglês), voltado para fundos que investem em títulos de curto prazo e de alta liquidez.

Segundo o banco central, em comunicado, a unidade do Fed de Boston vai disponibilizar empréstimos para instituições financeiras elegíveis garantidas por ativos de alta qualidade adquiridos por instituições financeiras dos fundos mútuos.

“O MMLF ajudará os fundos do mercado monetário a atender às demandas de resgate por famílias e outros investidores, melhorando o funcionamento geral do mercado e a provisão de crédito para a economia em geral”, diz a nota.

Ainda segundo o Fed, a medida precisa da aprovação do secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin. “O Departamento do Tesouro fornecerá US$ 10 bilhões em proteção de crédito ao Federal Reserve em conexão com o MMLF do Fundo de Estabilização de Câmbio do Tesouro”.

O mecanismo é o terceiro anunciado pelo Fed esta semana. O banco anunciou na terça-feira um mecanismo voltado para dealers primários, chamado de Facilidade de Crédito para Revendedores Primários (PDCF, na sigla em inglês), e outro para apoiar o mercado commercial paper.

No domingo, o Fed reduziu sua taxa básica de juros para quase zero e prometeu comprar pelo menos US$ 700 bilhões em títulos do Tesouro e títulos hipotecários.