Fed anuncia novas operações compromissadas para garantir liquidez

Federal Reserve
Prédio do Federal Reserve em Washington (Federal Reserve/Divulgação)

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo – A unidade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Nova York anunciou que fará novas operações compromissadas ao longo dos próximos dias para garantir a oferta de liquidez no sistema financeiro dos Estados Unidos.

A operação compromissada do Fed é da modalidade “repurchase agreement”, ou “repo”, e permite que as instituições financeiras possam vender títulos ao Federal Reserve em troca de um empréstimo de curto prazo.

O banco central norte-americano começou a promover essas operações nos últimos dias para manter a taxa de juros do mercado interbancário dentro dos limites definidos pelo comitê de política monetária.

O calendário anunciado hoje pelo Fed prevê operações diárias de pelo menos US$ 75 bilhões em compromissadas no overnight de 23 de setembro até 10 de outubro. Também estão previstas operações com maior prazo – de 14 dias – para os dias 24, 26 e 27 de setembro. Neste caso, o volume das operações será de pelo menos US$ 30 bilhões.

“O volume pode ser menor do que o demandado, a depender da quantidade total de propostas elegíveis enviadas. Os títulos que podem ser usados como colateral incluem os do Tesouro, de agências, e atrelados a hipotecas”, disse o Fed de Nova York no comunicado em que divulgou o calendário das operações.

Depois do dia 10 de outubro, a instituição vai conduzir operações compromissadas “conforme o necessário” para manter a taxa de juros dentro do limite especificado, que hoje vai de 1,75% a 2,00% ao ano.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com