Fed anuncia fim de alívio emergencial de capital para grandes bancos

Fachada do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) / Foto: Fed

São Paulo, – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou que a mudança temporária em seu índice de alavancagem suplementar (SLR, na sigla em inglês) para grandes bancos irá expirar conforme programado em 31 de março.

“Para aliviar as tensões no mercado do Tesouro resultantes da pandemia de covid-19 e para promover empréstimos para famílias e empresas, o Conselho modificou temporariamente o SLR no ano passado para excluir títulos do Tesouro dos Estados Unidos e reservas do banco central”, diz o Fed, em comunicado.

“No entanto, devido ao recente crescimento na oferta de reservas do banco central e na emissão de títulos do Tesouro, o Conselho pode precisar abordar o desenho atual e a calibragem do SLR ao longo do tempo para evitar o desenvolvimento de tensões que poderiam restringir o crescimento econômico e minar o financeiro estabilidade”.

O Fed disse que Conselho tomará as medidas adequadas para garantir que quaisquer alterações no SLR não prejudiquem a solidez geral dos requisitos de capital do banco. O SLR foi estabelecido em 2014 como um requisito de capital adicional.

Por fim, para garantir que o SLR permaneça eficaz em um ambiente de reservas mais altas, o Conselho vai convidar o público a comentar sobre várias modificações potenciais em breve, segundo o comunicado.