Fauci diz que há aumento perturbador de casos de covid-19 nos EUA

185
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony S. Fauci / Foto: Casa Branca

São Paulo – O principal especialista em doenças infecciosas do governo norte-americano, Anthony Fauci, afirmou ontem à noite que os Estados Unidos está passando por um “aumento perturbador” nos casos do novo coronavírus e disse esperar uma vacina confiável no início do ano que vem.

Ao testemunhar perante o comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Estados Unidos, Fauci afirmou que o aumento de casos sendo registrado em estados como Califórnia, Flórida e Arizona mostram uma contaminação por contato social que “me preocupa muito no momento”.

“Estávamos indo para baixo no número de casos diários. Tínhamos 30 mil infecções por dia, passamos para 25 mil e depois chegamos aos 20 mil, onde ficamos estabilizados por um tempo, mas agora estamos subindo novamente”, afirmou Fauci.

Segundo ele, enquanto locais altamente atingidos pelo covid-19, como Nova York, conseguiram estabilizar e depois abaixar seu número de infecções seguindo as linhas de orientação eitas pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), outros lugares est]ao sendo atingidos severamente por reabrirem de forma muito rápida, com grande contato social.

“As próximas duas semanas serão críticas para fazermos algo a respeito dessas insurgências”, disse ele. “Devemos ter o número suficiente de pessoas, o sistema adequado e testes o bastante para rastrearmos e identificarmos onde estão ocorrendo essas infecções”, afirmou ele.

Por fim, Fauci disse que espera uma vacina segura e eficiente no início de 2021. Segundo ele, “precisamos ter cuidado” ao verificar se os cientistas conseguem provar que uma vacina em potencial é segura e eficaz antes de ser distribuída ao público.

“Eu ficaria muito desapontado se distribuissemos algo antes de sabermos que ela é verdadeiramente segura e eficaz, porque eu não gostaria da ambiguidade eterna de não saber se é verdadeiramente segura e eficaz”, disse ele.