Fauci alerta para possível mutação que torna o novo coronavírus mais contagioso

779
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony S. Fauci / Foto: Casa Branca

São Paulo – O conselheiro de saúde da Casa Branca, Anthony Fauci, afirmou que estudos podem ter mostrado uma nova mutação do novo coronavírus que o torna mais contagioso do que antes.

“Os dados estão mostrando que existe uma única mutação que torna o vírus capaz de se replicar melhor e ela talvez tenha altas cargas virais”, disse Fauci em uma entrevista ao canal da The American Medical Association.

“Não temos uma conclusão ainda se alguém infectado por essa nova mutação apresentaria um caso pior ou não, mas parece que o vírus se replica melhor e pode ser mais transmissível”, ele acrescentou.

No entanto, Fauci destaca que as pesquisas ainda estão ocorrendo e que há “discordâncias sobre o caso”. O médico destaca que organismos virais apresentam mutações naturalmente e já foram vistas ocorrências parecidas no causador da covid-19, mas que não afetaram sua habilidade de se espalhar ou infectar de maneira significativa.

A possível mutação citada foi relatada por pesquisadores do Laboratório Nacional Los Alamos em um artigo publicado pela revista Cell no início da ontem. Virologistas da Scripps Research, na Flórida, também escreveram sobre a mutação no mês passado, dizendo que “aumenta a transmissão viral”. Não está claro quando a mutação pode ter ocorrido.