Exportação de carne de frango sobe 4,8% em agosto, diz ABPA

530
Foto: Flickr / Laughlin Elkind

São Paulo – As exportações brasileiras de carne de frango in natura e processados totalizaram 379,9 mil toneladas em agosto, alta de 4,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em termos de receita, os embarques atingiram US$ 677,3 milhões no período, uma elevação de 36,1% na mesma base de comparação.
Entre janeiro e agosto, as exportações totalizaram 3,048 milhões de toneladas, volume 7,58% maior que o visto no mesmo período do ano passado. Em termos de receita, o setor alcançou US$ 4,893 bilhões no acumulado do ano, alta de 18,2% na base anual de comparação.
Entre os principais mercados importadores em agosto, estão a China, com 57,4 mil toneladas, alta de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado, seguido por Emirados Árabes Unidos, com 38,8 mil toneladas (+50,5%) e, em terceiro lugar, o Japão, com 35,2 mil toneladas (+1,7%).
“Os preços aquecidos para as exportações de carne de frango são consequências diretas da alta internacional dos custos de produção. Mesmo com este quadro, grandes mercados importadores de alto valor agregado aumentaram o apetite pelos produtos brasileiros, resultando em um mês marcadamente positivo, reforçando a expectativa de alta histórica nas exportações totais de 2021”, avaliou Ricardo Santin, presidente da ABPA, em nota.