Eurozona tem menor atividade privada em seis anos

572

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 52,0 pontos em setembro, ante 53,5 pontos em agosto, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, recuou para 50,4 pontos em setembro, mínima de seis anos, ante 51,9 pontos em agosto.

Segundo a pesquisa, uma profunda recessão na indústria foi acompanhada por uma expansão mais lenta do setor de serviços. Enquanto isso, o crescimento do emprego e as pressões sobre os preços diminuíram e o sentimento sobre as perspectivas permaneceu entre os menores em sete anos.

“Os dados da pesquisa indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) parece aumentar apenas 0,1% no terceiro trimestre, com o impulso enfraquecendo com o fechamento do trimestre”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

“Os detalhes da pesquisa sugerem que os riscos estão inclinado para a economia contraindo nos próximos meses”, acrescentou ele. “Com dados de pesquisa como esses, a pressão aumentará para que o Banco Central Europeu (BCE) aumente seu recente pacote de estímulos”.