Europa não tem escolha a não ser fechar acordo com EUA, diz Trump

225
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ficaria surpreso se tivesse que aplicar tarifas à carros importados da Europa, e afirmou que a União Europeia (UE) não tem escolha a não ser chegar a um acordo comercial.

“A Europa tem sido muito difícil de lidar. Eles têm tirado vantagem do nosso país, a UE por muito, muitos anos, e eu disse para eles, não podemos mais fazer isso”, disse Trump, em entrevista à “CNBC” à margem do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

“Eu estive ontem com a nova presidente da Comissão Europeia e foi formidável. Tivemos uma conversa ótima. Mas eu disse, se não tivermos algo eu vou ter que tomar uma ação, e essa ação será tarifas muito altas em seus automóveis e outras coisas que vem para nosso país”, disse o presidente. Ele se reuniu ontem em Davos com a nova chefe da UE, Ursula von der Leyen.

“Eles vão fazer um acordo, porque eles têm que fazer. Eles não têm escolha”, afirmou Trump. Ele disse ainda que o ex-presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, “era impossível de lidar”, mas que teve uma ótima conversa com a nova chefe. “Ficaria muito surpreso se tiver que implementar as tarifas”.