EUA vacinam mais de 3 milhões de pessoas contra covid-19 em 24 horas

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – A campanha de vacinação contra o novo coronavírus nos Estados Unidos está ganhando tração. Segundo o consultor sênior da Casa Branca para a resposta à covid-19, Andy Slavitt, nas últimas 24 horas o país imunizou 3,28 milhões de pessoas com pelo menos a primeira dose.

Ainda de acordo com Slavitt, a média de vacinação contra a covid-19 em sete dias é de 2,7 milhões de pessoas. Até o dia de hoje, ele confirmou que 73% das pessoas com 65 anos ou mais já receberam pelo menos a primeira dose da vacina e 36% dos norte-americanos adultos receberam a primeira dose do imunizante.

“Além disso, cerca de 50 milhões de norte-americanos ou um em cada cinco norte-americanos adultos receberam o ciclo completo de vacinação contra a covid-19”, disse Slavitt em coletiva de imprensa.

Esse avanço acontece depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, dobrou a meta de imunização de seu governo. Agora ele quer administrar 200 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus nos 100 primeiros dias de governo.

O objetivo inicial era aplicar 100 milhões de doses da vacina nos 100 primeiros dias de governo, meta que foi superada bem antes do prazo, com 58 dias da nova gestão.

Slavitt confirmou ainda que as fabricantes de vacinas devem cumprir com as entregas das doses acordadas até o final do mês. Mais cedo, a Moderna anunciou a entrega de 100 milhões de doses ao governo norte-americano e se comprometeu a entregar mais 200 milhões de doses em maio e junho conforme o previsto pelo calendário.