EUA manterão tarifas à China até segunda fase de acordo comercial

274
China EUA
Negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – Os Estados Unidos vão manter as tarifas aplicadas a produtos importados da China até que a segunda fase do acordo comercial seja concluída, disse o secretário norte-americano do Tesouro, Steven Mnuchin, um dia antes da assinatura da primeira fase do pacto.

“Acho que esse é um passo gigante na fase um, é a primeira vez que temos um acordo executável. Haverá outras questões na fase dois”, disse Mnuchin em entrevista à “Fow News” ontem à noite.

“Houve alguns relatos errados sobre acordos paralelos e coisas assim. Não há acordos paralelos. A única maneira de o presidente reduzir as tarifas é se houver uma parte da fase dois do acordo que também seja totalmente executável”.

Ainda segundo Mnuchin, ele vai se encontrar, assim como o presidente norte-americano, Donald Trump, com representantes comerciais chineses na semana que vem no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde realização reuniões bilaterais. O fórum será realizado entre os dias 21 e 24 de janeiro.

Trump e o e o vice-premiê chinês Liu He vão assinar hoje na Casa Branca a primeira fase do acordo comercial, que inclui a redução de tarifas, a compra pelos chineses de ao menos US$ 40 bilhões em produtos agrícolas norte-americano e mudanças em algumas práticas econômicas da China.