EUA lançarão pacto para reduzir desmatamento na Amazônia, diz Blinken

382
Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken / Foto: Departamento de Estado dos Estados Unidos

São Paulo – Os Estados Unidos lançarão um pacto regional para reduzir o desmatamento da Amazônia, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em visita à Bogotá, na Colômbia, como parte de uma viagem à América Latina.
“Ao conservar as florestas da Colômbia, promovendo uma agricultura mais sustentável, podemos fazer grandes avanços para lidar com a crise climática também”, disse Blinken em discurso ontem.
“Nos próximos dias, vamos expandir esses esforços à medida que trabalhamos para desenvolver uma nova parceria regional focada especificamente em lidar com o desmatamento impulsionado por commodities na Amazônia”. Blinken destacou que o desmatamento é um contribuinte chave para a crise climática.
Segundo ele, os Estados Unidos ajudarão a “fornecer informações a empresas para que possam reduzir sua dependência do desmatamento”, e darão a assistência financeira necessária para ajudar a gerenciar áreas protegidas e territórios indígenas, e a expandir as práticas agrícolas de baixo carbono para os agricultores em toda a Amazônia.
Blinken elogiou os avanços da Colômbia no combate a mudanças climáticas. “É um país em nível nacional mostrando liderança notável no clima e na preservação do nosso planeta”, disse.
“E acho que vai ficar em evidência na COP26, quando a Equipe Colômbia estiver muito presente”. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, também conhecida como COP26, ocorrerá em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro, com a participação de 120 líderes. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não deve comparecer.
O secretário de Estado norte-americano começou na terça-feira uma viagem de três dias pela América Latina, com o objetivo de destacar a democracia na região e abordar a agenda climática e de imigração. Ele esteve no Equador, onde se reuniu com o presidente do país, Guillermo Lasso, e na Colômbia encontrou-se om o presidente Ivan Duque.