EUA já retiraram 88 mil pessoas do Afeganistão, diz Pentágono

704
Região onde era localizada a embaixada dos Estados Unidos em Cabul / Foto: Casa Branca

São Paulo – Os Estados Unidos já retiraram 88 mil pessoas do Afeganistão, incluindo cidadãos norte-americanos e afegãos que ajudaram o país em 20 anos de guerra, segundo novo balanço apresentado pelo Pentágono, indicando que a evacuação está sendo acelerada conforme o prazo de 31 de agosto para a saída total se aproxima.

“Superamos nas últimas 24 horas o número de pessoas que foram retiradas do Afeganistão na comparação com as 24 horas anteriores ao evacuar 11,2 mil pessoas do país em 42 aviões norte-americanos”, disse o major general Hank Taylor em coletiva de imprensa no Pentágono.

Segundo ele, cerca de 10 mil pessoas estão no aeroporto de Cabul esperando para serem evacuadas. Taylor garantiu que os Estados Unidos e seus aliados estão mantendo a segurança do aeroporto da capital afegã, permitindo a continuidade da operação de saída do país.

“Dependemos de capacidade de transporte e de recebimento dessas pessoas em terceiros países para que a evacuação aconteça com mais celeridade”, afirmou Taylor, acrescentando que os militares norte-americanos seguem em contato com o Talibã sobre o processo de retirada, incluindo documentações necessárias para a retirada das pessoas do país.

Ontem, o porta-voz do Talibã, Zabiullah Mujahid, reiterou que a evacuação das tropas estrangeiras da capital afegã deve ser concluída antes de 31 de agosto. Ele também informou que os combatentes do movimento bloquearam a estrada que leva ao aeroporto de Cabul e que permitiriam a entrada apenas de estrangeiros.

Horas mais tarde, o presidente norte-americano, Joe Biden, reafirmou seu compromisso de deixar o Afeganistão até o fim do mês, mas contou que pediu ao Pentágono e ao Departamento de Estado um plano de contingência caso precise ficar mais tempo no país.