EUA buscam solução pacífica com Irã e coalizão entre aliados

Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – Os Estados Unidos buscam uma solução pacífica com o Irã e querem formar uma coalizão com aliados para lidar com as ameaças iranianas, disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo em coletiva de imprensa durante sua viagem a Abi Dhabi.

“Enquanto o ministro das Relações Exteriores do Irã está ameaçando a guerra aberta e lutar contra até o último norte-americano, estamos aqui para formar uma coalizão com o objetivo de alcançar a paz e uma solução pacífica para isso”, disse Pompeo.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif, disse que um ataque militar dos Estados Unidos ou da Arábia Saudita contra seu país resultaria em “uma guerra aberta”. Ontem, a Arábia Saudita afirmou que o Irã é o responsável pelos ataques que atingiram suas instalações de petróleo no final de semana.

Na coletiva, Pompeo disse que “é abundantemente claro e existe um enorme consenso na região de que sabemos exatamente quem conduziu esses ataques. Foi o Irã. Eu não ouvi ninguém na região que duvidou disso por um único momento”.

O secretário norte-americano disse ainda que viajou ao Oriente Médio para entender como aliados da região estão lidando com o desafio e as ameaças do Irã. “Certamente consegui isso e acho que poderei dar ao presidente algumas informações importantes sobre como devemos pensar em prosseguir”, afirmou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com