Biden expressa esperança em discurso emocionado antes de ir a Washington

147
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Campanha Joe Biden

São Paulo — O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso carregado de emoção antes de partir de Wilmington, Delaware, para Washington, DC para a cerimônia de posse marcada para amanhã.

“Estamos vivendo tempos sombrio, mas sempre existe luz”, disse ele a uma pequena multidão separada por grades em respeito ao distanciamento social pela pandemia de covid-19.

“Minha jornada a Washington começa agora”, afirmou Biden, acrescentando que amanhã um novo capítulo na história dos Estados Unidos será iniciado. “Amanhã, a primeira mulher, a primeira afroamericana será nomeada vice-presidente deste país”.

Por diversas vezes enquanto falava, Biden foi às lágrimas, pedindo desculpa pela emoção do momento. “Minha mulher, Jill, pediu que eu não me emocionasse, mas aqui estou eu, em lágrimas”, disse ele.

Biden assume amanhã como o 46 presidente dos Estados Unidos depois de uma campanha difícil por conta da pandemia e também pelas disputas com o atual presidente norte-americano, Donald Trump, que levou à justiça dezenas de resultados eleitorais na esperança de reverter a vitória do democrata.

O ponto alto – e mais grave – dessa disputa aconteceu no Capitólio, que será palco da posse de amanhã. No último dia 6, após serem incentivados por Trump, apoiados invadiram o local onde estava ocorrendo a certificação da eleição presidencial em um ataque violente que provocou a morte de cinco pessoas. O episódio rendeu o segundo impeachment de Trump na Câmara dos Deputados.