Estamos prontos para agir se economia piorar, diz Centeno

Mário Centeno, presidente do Eurogrupo. Foto: Divulgação/ União Europeia

Por Cristiana Euclydes

A zona do euro está pronta para agir se a situação econômica piorar, disse o presidente do Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro), Mario Centeno, acrescentando que a política fiscal terá um papel central.

“Com relação à situação econômica, estamos acompanhando de perto os acontecimentos e estamos prontos para agir se os riscos se concretizarem e as coisas piorarem. No Eurogrupo, coordenaremos nossa resposta”, disse Centeno, em coletiva de imprensa após a reunião, em Helsinki, na Finlândia.

“No futuro, diante de uma retração, precisamos encontrar um novo equilíbrio e a política fiscal certamente desempenhará um papel nisso”, disse Centeno, destacando a importância de reformas estruturais nos níveis nacionais e da União Europeia (UE).

“Em geral, e apesar de toda a incerteza, continuamos positivos em relação à economia da zona do euro, que ainda está crescendo, embora em um ritmo mais lento”, afirmou o presidente do Eurogrupo.

Antes da reunião, Centeno disse que a situação econômica atual é uma questão importante para a Europa. “O cenário é um pouco misto, com algumas tensões vindas da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, e também do Brexit”, disse ele. “Vamos revisar nossa preparação para o resultado do Brexit, o que ainda vai dar algum trabalho”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com