Estamos em uma posição muito forte ante China, diz Trump

Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos estão em uma posição muito forte ante a China, e que uma quantidade grande de dinheiro continua indo para seu país vindos da China e de outras nações.

“Enormes quantias de dinheiro da China e de outras partes do mundo estão chegando aos Estados Unidos por razões de segurança, investimento e taxas de juros! Estamos em uma posição muito forte. As empresas também estão chegando aos Estados Unidos em grande número. Uma coisa linda para assistir!”, disse Trump, no Twitter.

Os comentários vêm em meio ao aumento das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. Na semana passada, Trump anunciou tarifas de 10% sobre US$ 300 bilhões em importações de bens chineses a partir de 1 de setembro, mesmo mês em que uma equipe de negociadores chineses deve ir a Washington para tratar do acordo comercial.

Em resposta, empresas chinesas interromperam as compras de produtos agrícolas norte-americanos. Além disso, a China desvalorizou ontem sua moeda para além de 7 iuanes por dólar, permitindo o menor nível do iuane ante o dólar em mais de uma década.

Em seguida, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos designou a China como um manipulador de moeda. Pequim negou a acusação, e disse que a designação irá prejudicar a ordem financeira internacional e a economia global.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com