Estados Unidos fazem ataques aéreos na Síria em represália a ofensiva iraniana a base norte-americana

1028

O Pentágono divulgou na noite de ontem (23) uma nota informando que o Comando Central dos Estados Unidos fez um ataque aéreo contra instalações iranianas que estavam no leste da Síria. A medida veio em represália a uma ofensiva de um drone contra um grupo de empreiteiros norte-americanos, no qual um foi morto e cinco ficaram feridos.

“Sob a direção do presidente [Joe} Biden, autorizei as forças do Comando Central dos Estados Unidos a conduzir ataques aéreos de precisão esta noite no leste da Síria contra instalações usadas por grupos afiliados ao Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos do Irã (IRGC)”, disse o secretário de Defesa norte-americano Lloyd J. Austin III. “Os ataques aéreos foram conduzidos em resposta ao ataque de hoje, bem como uma série de ataques recentes contra as forças da Coalizão na Síria por grupos afiliados ao IRGC”.

Segundo a nota do Pentágono, esses ataques de precisão tinham o objetivo de proteger o staff dos Estados Unidos. Como o presidente Biden deixou claro, tomaremos todas as medidas necessárias para defender nosso povo e sempre responderemos no momento e local de nossa escolha, disse o secretário Austin. “Nenhum grupo atacará nossas tropas impunemente.”

Na parte da manhã de hoje (24), uma base militar dos Estados Unidos na Síria, no campo de petróleo Al-Omar, foi alvo de ataques com mísseis, de acordo com o canal de TV libanês Al Mayadeen. Ainda não há informações de vítimas.