Especialista da Casa Branca reconhece progresso em vacina no Brasil

169
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony S. Fauci / Foto: Casa Branca

São Paulo — O especialista em doenças infecciosas da Casa Branca, o doutor Anthony Fauci, reconheceu que a vacina contra a covid-19 que está em testes no Brasil é uma das mais avançadas no mundo.

“Muitas vacinas estão na fase três dos ensaios clínicos, que envolvem garantir a segurança e a eficácia da dose, como por exemplo a que está sendo testada no Brasil e também na África do Sul”, disse ele em entrevista para a Bloomberg.

No Brasil, a Fiocruz, ligada ao governo federal, assinou um pré-acordo para produzir a vacina da AstraZeneca com tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido – a mesma que também está sendo testada na África do Sul.

Questionado sobre a corrida entre as empresas para a descoberta da vacina contra a covid-19, Fauci disse que esse movimento não representa um risco.

“A corrida para a vacina não significa falta de segurança. A pressa na direção da vacina representa risco econômico e não para a saúde”, afirmou.

“Temos cinco ou seis empresas testando vacinas para a covid-19, não sabemos qual é a melhor ainda. Espero que todas funcionem porque não adianta termos uma vacina apenas nos Estados Unidos. Precisamos de vacina para todo o mundo”, acrescentou.